segunda-feira, 3 de maio de 2010

“Aproximar valorizando a vida! Eis nossa missão com as juventudes”


Encontro de formação

As Servas de Maria Reparadoras desde 2009 proporcionam aos professores e funcionários de suas escolas de Rio Branco (Instituto Imaculada Conceição e Instituto São José) cursos de formação com a temática “Juventudes”. Neste final de semana (30/04 e 1º/05/2010), cerca de sessenta pessoas, dentre estas, professores, religiosos e jovens reuniram-se no auditório do Instituto São José, que na ocasião está completando 52 anos de fundação, para discutir o tema “Juventudes em ano de discernimento”, sob a orientação do Frei Rubens Nunes Mota, da Ordem dos Franciscanos Capuchinho, Psicólogo, Teólogo e Assessor da CRB Nacional para juventudes.
O encontro teve início na noite de sexta feira (30/04) com uma belíssima apresentação do Hino Acreano coreografado e um momento de oração direcionado pelo professor de Religião do Instituto Imaculada Conceição, Randerson. Seguindo com a apresentação dos participantes, que, a pedido do Frei Rubens, também colocaram suas inquietações no que diz respeito ao trabalho com as juventudes. Outra atividade importante desta noite foi a reflexão sobre como percebemos os jovens e como estes nos percebem, na ótica dos professores, da equipe pedagógica das escolas e dos religiosos e religiosas.
A manhã de sábado teve início com um momento de reflexão e oração organizado pela Ir. Marilene SMR, que proporcionou a percepção da necessidade de se conhecer melhor os jovens para poder ajudá-los.
Frei Rubens apresentou os fundamentos de sua metodologia de trabalho, abordou o tema “Juventudes em ano de discernimento”, esclarecendo o termo juventude no plural, situando-o historicamente e proporcionando a compreensão da temática a partir de alguns slides. E para tornar o encontro mais produtivo Frei Rubens propôs a elaboração de um projeto para ser desenvolvido nas escolas Imaculada Conceição e São José, como também uma análise sobre o trabalhos das religiosas com os jovens. Os jovens presentes, também deram sua contribuição apresentando sua percepção das realidades em que estão inseridos.
No período da tarde, Frei Rubens apresentou o texto “As portas” (Libânio), que proporcionou a compreensão das diversas formas de aproximação das juventudes, e as possibilidades de outras portas que não foram citadas no texto.
Os projetos elaborados pelos participantes foram apresentados por seus relatores e analisados na plenária. Um tema que foi comum a todos é a questão da violência que a juventude vem sofrendo e foi proposto a realização de uma ação conjunta enfatizando o problema (a marcha contra a violência).
A mesa redonda foi a última atividade do dia, foi composta por cinco jovens de diversos segmentos, duas jovens em situação de risco, uma ex-aluna do colégio Imaculada conceição, uma jovem religiosa e uma representante da pastoral da juventude do Acre. Esse momento foi interessante por ter oportunizado uma conversa descontraída e às vezes emocionante entre os participantes e a jovens entrevistadas.
Este encontro possibilitou a discussão sobre um tema muito polêmico, porém de fundamental importância para todos os que trabalham com jovens, seja nas escolas ou nas comunidades. Frei Rubens conduziu o encontro com muita sabedoria e com certeza, contribuiu significativamente para ampliação dos conhecimentos e discernimento dos participantes.

Jorgete Corrêa Lima Migu (Instituto Imaculada Conceição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário